terça-feira, 26 de outubro de 2010

::: A HISTÓRIA DO PANFLETO :::

Vamos falar um pouco sobre folheto ou em algumas regiões do Brasil também conhecido como “panfleto” um meio de divulgação de uma idéia ou marca em formato e tamanho diverso, papel em varias gramaturas e texturas diferentes.
Por seu baixo custo é muito utilizado para atingir grandes públicos em pouco tempo.
Os panfletos visam apresentar, numa circulação rápida, de mão em mão, mimeografados ou fotocopiados, idéias, opiniões ou informações sobre diversos assuntos, como por exemplo publicidade de um produto ou sua promoção até mesmo informações médicas e questões religiosas, orientação ou ajuda para chegar em um determinado local, ou ainda a exposição de qualquer tipo de produção artística ou política, entre outros.

A história registra que no século XII, circulou na Inglaterra um breve poema de amor, anônimo, escrito em latim, com o nome de 'Pamphilus seu de amore' (Panfilo ou sobre o amor), que se tornou extremamente popular e foi traduzido para inglês como Phamphlet. Até os fins do século XIV a palavra pamphlet era usada em inglês para designar qualquer texto de tamanho menor do que os enormes livros manuscritos daquela época, antes da invenção da imprensa. Nos séculos seguintes, o sentido do vocábulo evoluiu até significar um libelo difamatório, folheto escrito em estilo satírico ou violento, especialmente sobre assuntos políticos, entrando no português com estas acepções. Os puristas da língua preferem indicar em seu lugar a palavra 'folheto'.

Ilustração de uma prensa tipográfica. Johann Gutenberg é considerado o inventor da prensa tipográfica – inspirada nas usadas para espremer uvas –, e dos tipos móveis de chumbo fundido (1450) – mais duradouros e resistentes do que os de madeira. Estas duas invenções trouxeram uma enorme versatilidade ao processo de elaboração de todo tipo de material impresso, possibilitando a sua massificação, e revolucionando a troca de informação. A Bíblia foi o primeiro livro a ser impresso e pensa-se que este processo terá demorado cerca de 5 anos. A qualidade deste sistema operacional de impressão levou-o a perdurar, quase inalterado, até 1811.

A prensa de Guttenberg faz parte da história das publicações impressas pelo mundo. Antes dela, possuir uma boa comunicação, uma boa aparência e gesticular bem eram habilidades essenciais para ser bem-sucedido na vida pública. Com a chegada dos panfletos tornaram-se os principais responsáveis por disseminar idéias porque possuiam a vantagem de não demandar nenhum artifício oratório. A produção em larga escala já era possível pouco tempo depois da prensa, mas, por causa do alto custo e da escassez de matéria-prima os impressos só se tornaram populares no início do século XIX.

O Brasil, por sua jovialidade penta centenária, possui registros de veiculação em massa de informação em papel desde sua fundação como colônia e muitos deles ainda podem ser vistos em museus. Este artifício sempre esteve relacionado com a disseminação de idéias politizadas e contribuiu para a formação de opinião de civis e militares em diversas fases do governo do império até os dias atuais.

Nos dias de hoje o panfleto continua sendo uma ferramenta importante para a propagação de idéias, opiniões, produtos e serviços.

Fonte:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Panfleto
http://obviousmag.org/archives/2010


Garrão, André B.

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

::: MINI-ALBUM :::

Ideal para ser levado na bolsa, pequeno e prático, para pais e avós corujas que gostam de levar recordações dos filhos e netos para todos os lugares. Uma otima opção para presentear!
São 12 imagens, no tamanho 70x70 mm em diversas cores de capas.

Garrão, André B.

::: LIVRO CANHOTO - Nota Fiscal :::

Livro tipo álbum costurado, com numeração dos canhotos a serem colados, evita extravio de canhotos é de fácil manuseio para tirar cópias.

 Modelo de Capa
Modelo do Miolo Personalizado "interno"

InforMeta Multi-Service

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

::: CAPA DE REVISTA :::

Você já imaginou como seria estar na capa de uma revista?
...com suas fotos, seus textos...

Imagine uma revista com os seus acontecimentos!
Nos modelos convite ou lembrança personalizados em diversos temas, nos formatos 10x15, 15x20 ou 20x30 cm, em papel fotográfico, embalado em envelope colorido e lacrado com adesivo personalizado no tema. Solicite um orçamento pelo nosso site.

InforMeta Multi-Service

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

::: LIVRO REESCRITO :::

Neste serviço reescrevemos um livro com 363 páginas, do começo ao fim, pois desde 2002 não era impresso pela editora autorizada.
A pedido de alguns estudantes graduandos de enfermagem reproduzimos alguns exemplares em capa dura.
A encadernação original em brochura (lombada quadrada) não dava resistência suficiente ao manuseio do livro, optamos em costura-lo. O resultado foi muito interessante.

InforMeta Multi-Service

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

::: ENCADERNAÇÃO DE TCC :::

A encadernação de trabalho de conclusão de curso (TCC) cumpri as normas estabelecidas pelas faculdades ou instituições de ensino que baseam-se nas regras da ABNT (Associação de Normas Técnicas Brasileira).
Entre outras segue algumas especificações para encadernação:
  • Capa: Percalux liso/ ou texturizado.
  • Tamanho da capa: 208mm x 300mm
  • Cor do texto na capa: dourado/ou prateado
  • Letras: família Arial, corpos 12, 14 e 16 (não negrito)
  • Guardas: sulfite branco 120g
  • Encabeceado: vermelho e amarelo (consultar catalogo)
  • Opcional: Kit: CD-Rom com arquivos originais convertidos em PDF + Porta CD + Fita de seda marca paginas (consulte tabela).
InforMeta Multi-Service